O meu e-mail enviou vários e-mails sem a minha permissão! O que eu faço ?

 

O que fazer quando o meu e-mail

enviar vários e-mails sem permissão ?

 

 

Esta pergunta é mais comum do que se pode imaginar. Contudo não é difícil entender os motivos. Por sinal, os motivos podem ser diversos. Vamos listar alguns deles e o que podemos fazer para solucionar o problema.

A pergunta que não quer calar é: O que pode ter acontecido para o meu e-mail enviar tantos e-mails sem minha permissão ? Nós vamos citar três motivos neste momento, os quais são os mais recorrentes.

 

1º) O seu computador pode ter sido infectado por um trojan.

2º) O seu site pode ter sido invadido ( Há três formas principais de invasão )

3º) O seu Cpanel pode ter sido violado  ( Pode ocorrer pelo celular, tablet ou PC )

 

 

O seu computador pode ter sido infectado por um trojan

 

É comum os computadores dos clientes serem por alguma vez ou várias vezes infectado por um trojan. Por que isso acontece? Isto ocorre porque o cliente pode ter clicado em e-mails desconhecidos ou e-mails desconhecido de alguém que oferta um serviço, interesse pelo produto ou uma oferta imperdível com links maliciosos ou imagem que são o suficiente para que o computador, smartphone ou tablet sejam capturados e alterados.

O contágio pode ocorrer pela ação direta de um hacker, pelo acesso a uma página na internet não segura ou por um email ou USB infectado. A forma mais comum é quando clicamos em algum link malicioso. Milhares de computadores ao redor do mundo são infectados por malwares (programas maliciosos) que os levam a integrar os botnets – “redes de computadores zumbis” controlados remotamente por cibercriminosos.

Esta ação pode ser facilmente executada na sua máquina através do Outlook ou através de algum cliente de e-mail ativo na máquina e através de capturas de teclas. Tornando o acesso ao sistema fácil e fazendo o seu computador um zumbi. Isto pode ocorrer tanto por sua causa como por causa de outras pessoas que não são prudentes e acessam descuidadamente algum link suspeito ou coisas dos tipo já citadas.

O que são computadores Zumbis ? Computador zumbi é um termo empregado para classificar computadores utilizados para envio de spam e ataque a sites, sem que o dono do computador saiba de tal atividade.

O que fazer então ? O que pode ser feito é passar um antivírus confiável em sua máquina e preferencialmente em todos os computadores da rede. Mas não podemos esquecer de fazer o mesmo nos Smartphones ou Tablets que podem também fazer uso da rede ou não. Porque tais dispositivos embora pequeno podem se comportar da mesma forma que os computadores. Mas apenas um antivírus basta? Definitivamente não! Claro que os antivírus são essenciais e seguros, mas infelizmente eles não são infalíveis. Portanto usar como adicional um anti malware é de máxima importância e ajuda.

O que não posso esquecer?  É necessário trocar todas as senhas dos e-mails e do Cpanel. Faça o mesmo com as senhas de sua área do cliente. Faça isso após passar o Antivírus e o Malwarebytes no seu computador, nunca faça a troca das senhas antes disso. Porque poderiam ser capturadas de novo pelo sistema infectado e enviadas as novas configurações ( as senhas ) ao hacker. Definitivamente não é uma boa ideia. Essa ação deve ser feita por último após a eliminação do problema e deve ser solicitado o desbloqueio dos e-mails e acesso aos serviços abrindo um ticket a equipe de suporte ou fazendo uso de um ticket já em andamento falando sobre esse assunto.

 

Use o Malwarebytes em união com o seu antivírus

 

 

 

Malwarebytes ( Anti-Malware ) é um dos mais respeitados programas de segurança que existe hoje. Ele atua como antivírus eliminando todo tipo de pragas virais. Ele conta com um algoritmo exclusivo e preciso que deixa sua detecção muito mais eficaz. Em sua nova versão o programa foi completamente remodelado, trazendo não só uma interface mais amigável como também novas ferramentas que muitos já almejavam. Duas novas tecnologias foram combinadas com a versão já existente com a anti-malware, uma delas foi a anti-exploit.

 

Anti-Exploit

Ele é capaz de prevenir a entrada de softwares potencialmente maliciosos, esses vírus exploram as vulnerabilidades dos programas e do sistema. Ele faz um monitoramento constante dos programas abertos, e sempre procura mantê-los protegidos contra ameaças que podem vim a mudar o comportamento deles.  Para que isso funcione corretamente ele roda uma proteção preventiva, como o nome já diz, preventiva vem de prevenir.  Então o programa irá sempre verificar e detectar arquivos suspeitos e impedi-los se necessário. Há a versão paga e gratuita, mesmo a versão gratuita será capaz de fazer milagres no seu computador.

Observação: O Malwarebytes é apenas uma sugestão de nossa empresa e tem sido um software que usamos já por alguns anos e tem se mostrado eficaz e a sua própria reputação o precede. Mas lembramos que este software deve ser usado com consciência e por alguém conhecedor. Caso não saiba usá-lo, poderá pedir ajuda para um amigo ou pessoa de confiança. Nós temos planos de acesso remoto e configuração do Malwarebytes através do TeamViewer no seu computador entre outros recursos ou serviços, caso não tenha ninguém que saiba fazê-lo.

 

 

O seu site pode ter sido invadido

 

Infelizmente outro motivo pode ser que o seu site foi invadido. Muitos hackers conseguem entrar em brechas que o site tem. Uma das formas de ataque mais comuns é o de força bruta. Basicamente é um processo automático com verificação sistemática, no uso de tentativa de erro e acerto, para a descoberta da combinação certa e acesso a senha do seu site.

Também tem o Backdoor. Mas o que é o backdoor? Traduzido para o português é porta dos fundos. E como uma boa porta dos fundos serve como uma entrada escondida (uma brecha) no sistema para o hacker invadir e acessar seu site. A falha de SQL INJECTION ainda é muito explorada, devido programadores web, principalmente PHP, não terem cuidado com a segurança de seus sistemas. Há outras formas, mas essas são as mais usadas.

Independente da forma, o sucesso do acesso é sem dúvida uma tragédia para quem foi invadido. Principalmente quando a invasão não é perceptível. E o hacker ou pessoa mal intencionada consegue inserir scripts executáveis sem a permissão do usuário ou dono do site, quer na hospedagem ou no site. Ambas as formas tornam o site um SMTP dedicado e uma máquina de disparar e-mails ou até mesmo de roubar senhas ou invadir os computadores dos seus clientes através de códigos maliciosos. Ações como essa fazem também com que a própria hospedagem do site ou o próprio site meios pelos quais se pode disparar e-mails em grande quantidade.

 

O que devo fazer para resolver isso?

 

É necessário trocar todas as senhas dos e-mails e do Cpanel. Faça o mesmo com as senhas de sua área do cliente. Faça isso após passar o Antivírus e o Malwarebytes no seu computador, nunca faça a troca das senhas antes disso. Porque poderiam ser capturadas de novo pelo sistema infectado e enviadas as novas configurações ( as senhas ) ao hacker. Definitivamente não é uma boa ideia. Essa ação deve ser feita por último após a eliminação do problema e deve ser solicitado o desbloqueio dos e-mails e acesso aos serviços abrindo um ticket a equipe de suporte ou fazendo uso de um ticket já em andamento falando sobre esse assunto.

Além disso é preciso conferir o seu site e conferir o código dele. Tente verificar pasta por pasta para ver o que aconteceu e se alguma delas foram alteradas pelas datas ou mexidas. Poderá passar um antivírus nelas baixando para o seu computador.

Não esqueça de deixar ativado o seu ModSecurity para que tenha mais segurança. O que é o ModSecurity? O   ModSecurity é um módulo que protege o seu site contra vários tipos de ataques. Ele se encontra no painel de sua hospedagem na categoria SEGURANÇA. O Mod Security protege o nosso site contra hackers, ataques, um ataque de força bruta, uma falsificação de solicitação entre sites (CSRF) e muitas outras ameaças.Embora às vezes crie um problema, nós fazemos Não recomendo que você o desative, mas, em vez disso, corrija sua vulnerabilidade de software, porque o ModSecurity bloqueia o seu site apenas se a segurança do seu software for ruim.

 

 

O seu Cpanel pode ter sido violado

 

Uma vez que isso aconteça a senha de acesso foi obtida certamente através do seu computador, tablets ou Smartphones. Uma vez com os acessos o hacker pode configurar os e-mails como ele quiser em qualquer lugar, usando a sua hospedagem. E até mesmo poderá ter acesso total ao seus arquivos e instalar o que desejar e é possível. Até mesmo criar ações a serem executadas e seguidas em tempos e dias designados. E o que pode ser feito para sanar essa situação é seguir os mesmos passos já citados acima. Será necessário trocar a senha e o mesmo deve ser feito no seu site e área do cliente por segurança, mas nunca faça isso enquanto o computador ainda estiver infectado. O computador precisará passar por uma limpeza rigorosa tanto por um Antivírus de confiança como pelo uso do Malwarebytes já citado acima.

 

 

Eu já fiz todo procedimento e agora ?

 

Após finalizar todos os passos e eliminar o problema do seu computador, tablet, celular ou site, você deverá informar ao nosso suporte as suas ações tomadas para contenção, exclusão e normalização dos serviços. Em seguida você deverá solicitar desbloqueio dos e-mails após isso. A nossa equipe desbloqueará os e-mails e você poderá no final fazer as alterações com acessos normalizados.

Não esqueça de ter cuidado ao acessar e-mails desconhecidos, sites suspeitos e não confiáveis e fotos de pessoas desconhecidas ou ofertas ou promoções imperdíveis de produtos. Ter esses cuidados irá fazer um bem imenso e evitará grandes dores de cabeça.  Nós esperamos ter esclarecido esse mal que aflige tantas pessoas pela internet. Em especial após a quarentena, o índice de e-mails maliciosos e ataques ganharam proporções alarmantes, por isso devemos acima de tudo agir com prudência e atenção sempre.

Nós esperamos ter ajudado neste pequeno tutorial. Caso tenha alguma dica ou dúvida, por favor, nos envie um e-mail ou escreva abaixo para que nós possamos dar um suporte ou atenção extra. Comente abaixo e diga o que achou do tutorial. Vai ser bom ouvir o seu feedback.

 

O que significa feedback?

A palavra feedback vem do inglês, e representa a junção de feed (alimentar) e back (de volta), ou seja, essa tradução pode ser tida como o ato de realimentar, dar resposta a uma atitude ou comportamento.

Em outras palavras, o conceito de feedback é definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros.

Basicamente, esse conceito é aplicado quando uma pessoa conta à outra o que acha sobre a sua performance e como ela pode torna-la melhor. Isso faz com que o desempenho melhore, e que a pessoa descubra algo que ela nunca percebeu.

 

Equipe de suporte – Central de suporte
High Speed Web Hosting
www.facebook.com/sampahost
Twitter: @sampa_hosting
Skype ID: comercialsampa

Blog: [email protected]

 

 

 

O meu e-mail enviou vários e-mails sem a minha permissão! O que eu faço ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSSO AJUDAR?