Servidor DNS do Google fora do ar

Servidor DNS do Google fora do ar

Pessoas relatam dificuldades para navegar

 

O servidor DNS do Google está fora do ar e enfrenta problemas na tarde desta segunda-feira (03), de acordo com reclamações de usuários. Segundo relatos, a ferramenta não está funcionando e, por conta disso, diversas páginas da web não carregam. A falha teria começado por volta das 15h e afetou vários sites terminados em .com.br, levando algumas pessoas a pensarem que se tratava de um problema geral na Internet. Em alguns casos, o computador exibe uma mensagem de erro, como “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN” ou “Talvez o servidor DNS esteja indisponível”. Vale lembrar que a tecnologia é responsável por converter nomes de domínio em endereços IP, permitindo que o navegador carregue recursos da Internet.

O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Google no Brasil para saber sobre o status do DNS do Google. A empresa disse que não identificou problemas em sua infraestrutura de DNS hoje. Para contornar a situação e acessar os sites que não estão carregando, a alternativa encontrada por alguns usuários para foi a mudança para outro servidor DNS, como o da Cloudflare ou o da IBM.

 

Usuários do serviço de DNS do Google não conseguem acessar alguns sites — Foto: Reprodução/Twitter

Usuários do serviço de DNS do Google não conseguem acessar alguns sites — Foto: Reprodução/Twitter

 

O DNS é uma ferramenta que funciona em background toda vez que uma pessoa tenta acessar um site pela primeira vez. Assim, o computador ou celular entra em contato com o servidor DNS para saber qual o endereço de IP correspondente ao endereço requisitado. Quando um servidor DNS não responde ou está indisponível, ele impede que o usuário abra determinados sites.

Normalmente, as pessoas utilizam o DNS disponibilizado por seu fornecedor de Internet. No entanto, é possível mudar esse ajuste padrão por meio das configurações do dispositivo. Essa alteração costuma ser feita com o objetivo de reduzir o tempo de resposta e carregamento de um site, consequentemente, acelerando a navegação. Existem diversas alternativas gratuitas de DNS, como Cloudflare, OpenDNS e Quad9, além da ferramenta do próprio Google.

Pelo Twitter, diversos usuários reclamaram de problemas no DNS do Google. A maioria dos relatos fala de erros para abrir determinados sites. Alguns chegam a citar falhas em outros servidores, como o OpenDNS, mas o TechTudo não conseguiu reproduzir o erro.

 

Fonte da mantéria: TECHTUDO

 

Equipe de suporte – Central de suporte
High Speed Web Hosting
www.facebook.com/sampahost
Twitter: @sampa_hosting
Skype ID: comercialsampa

Blog: [email protected]

Servidor DNS do Google fora do ar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSSO AJUDAR?